Equipe

Alice Cristina Rodrigues

Bióloga, mestre e doutora em Botânica com ênfase em ecologia vegetal – UFV. Membro fundador e Presidente da ProBiodiversa – Brasil desde 2019. Participa no desenvolvimento de projetos que integram manejo sustentável da biodiversidade e serviços ecossistêmicos e de projetos com enfoque em sistemas alimentares sustentáveis – sistemas agroflorestais, bem como pesquisas relacionadas à estruturação biológica de comunidades e ecossistemas florestais e suas respostas às mudanças climáticas.

Alex Josélio Pires Coelho

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa, onde também cursou mestrado e doutorado em Botânica. Trabalha em projetos de pesquisa em conservação e restauração de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Possui experiência em consultorias ambientais e atua como diretor financeiro da Associação para Conservação da Biodiversidade – ProBiodiversa Brasil.

Pedro Manuel Villa

Possui formação em Agronomia, mestrado em Ecologia Tropical e doutorado em Botânica com ênfase em ecologia vegetal – UFV. Membro fundador da ProBiodiversa – Brasil (2019). Sua pesquisa foca principalmente nos impactos de fatores ambientais, antropogênicos e climáticos sobre a biodiversidade e o funcionamento ecossistêmico, além da ecologia aplicada à restauração de ecossistemas e sustentabilidade em agroecossistemas tropicais.

Fábia Maria dos Santos Souza

Formação: Mestre em Ciência Florestal

Bióloga formada pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), mestre em Ciência Florestal e doutoranda em Botânica, com ênfase em Ecologia Vegetal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro da ProBiodiversa, onde participo no desenvolvimento e execução de projetos voltados à conservação da biodiversidade, à manutenção dos serviços ecossistêmicos e à promoção do bem-estar das comunidades.

Carlos Mario Galván Cisneros

Formação: Biólogo, mestre e doutor em Botânica

Eu tenho graduação em Biologia pela Universidade de Pamplona, Colômbia (2013), mestrado em Botânica e, doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2024). Tenho vários anos de experiência participando, colaborando e coordenando projetos de consultoria e pesquisa em Florestas andinas, Páramos andinos, Florestas tropicais secas, com foco em Ecologia de Comunidades vegetais, Ecologia Filogenética e florística. Tenho interesse principalmente em temas relacionados a Ecologia de comunidades, Botânica, estudos de Florestas Secas Tropicais, Savanas (Cerrado, Los Llanos), Ecossistemas montanos (Florestas Andinas e Páramos andinos), com ênfase em padrões taxonômicos, filogenéticos e funcionais, e determinantes de estocagem de biomassa arbórea na vegetação.

Júnia Maria Lousada

Bióloga (PUC Minas), Mestra em Genética (UFMG) e Doutora em Botânica (UFV).

Texto: Atuo na área sociopolítica ambiental, desde 2010, reunindo experiências em conflitos sociopolíticos ambientais, educação e comunicação popular, impactos sociopolíticos ambientais e recuperação de áreas degradadas. Experiências estas que enriquecem o intercâmbio com a área educacional, na qual também atuo, desde 2012.

Rodrigo Gomes Gorsani

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo – ES (2011), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes – RJ (2016), mestrado em Ciências Florestais com ênfase em Ecologia, Regeneração e Restauração Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo – Campus Alegre – ES (2019) e Doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2023).  Meu atual interesse de pesquisa está centrado no impacto das mudanças climáticas sobre as vegetações brasileiras. Tenho experiência em modelagem espacial, macroecologia, biogeografia e modelos de distribuição de espécies em cenários de mudanças climáticas. Experiência em utilização de ferramentas de geoprocessamento em Qgis e em linguagem R.

Lhorrayne Pereira Gomes

Doutora em botânica

Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura – pela Faculdades Integradas São Pedro (2016), mestrado em Ciências Florestais com ênfase em ecologia florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – 2019) e doutorado em Botânica com ênfase em ecologia vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-2023). Tem experiência em atividades de campo e coleta de dados na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em identificação botânica, coleta de traços funcionais e de variáveis ambientais.

Luiza Costa de Mendonça

Formação: Estudante de Ciências Biológicas

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estagiária bolsista da ProBiodiversa, onde participo na execução de projetos voltados à conservação da biodiversidade. Já atuei em projetos de extensão voltados para educação ambiental e trabalho com pesquisas e projetos voltados para Ecologia Vegetal.

Dávis Francisco Cunha de Paula

Formação: Graduando em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa- UFV

Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa (campus Viçosa). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em citogenética de insetos e tem experiência na área da ecologia vegetal. Estágio no laboratório de citogenética (2022-2023) no departamento de Biologia Geral na Universidade Federal de Viçosa. Estagia atualmente no laboratório de Ecologia e Evolução em Plantas – LEEP do departamento de botânica da Universidade Federal de Viçosa.  Atua no projeto de extensão “De olho nas abelhas: uma abordagem multidisciplinar visando a promoção de conhecimentos e a conservação ambiental” (FAPEMIG APQ 03048-22). E atualmente estagia como bolsista na associação em prol da conservação da biodiversidade – Probiodiversa Brasil, aonde atua com projetos voltados a conservação ambiental.

Victor Dourantes Rodrigues Ribeiro

Formação: Estudante de Ciências Biológicas

Estudante da graduação cursando licenciatura em ciências biológicas na Universidade Federal de Viçosa – UFV. Sou estagiário bolsista da PROBIODIVERSA, onde participo de atividades e projetos em relação a conservação da biodiversidade. Também atuei na área da educação dando aulas de ciências em uma escola municipal, através do Programa institucional de Bolsas à Iniciação a Docência – PIBID.

Écio Souza Diniz

Doutor em Botânica

Biólogo, mestre em Engenharia Florestal e doutor em Botânica. Trabalho especialmente em linhas de pesquisa voltadas para ecologia funcional, ecologia filogenética e macroecologia. Paralelamente, trabalho com ciência de dados em diferentes vertentes, com especialidade em previsões via algoritmos de machine learning. Tenho experiência com estudos de vegetação neotropical (ex: Floresta Atlântica, Cerrado) e Temperada (ex: florestas mediterrâneas).

Miller Melo Sanches

Formação: Biólogo e Doutor em Botânica

Graduado em Ciências Biológicas – IFSMG Campus Muzambinho (2017), mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2023). Tem experiência na área de morfoanatomia de plantas aplicada a sistemática vegetal e evolução dos caracteres anatômicos com ênfase em estruturas secretoras e anatomia de madeira. Além disso, já atuou na recuperação de áreas degradadas e translocação de espécies na Flona de Carajás, PA, com atividades de campo e coleta de dados.

Miguel Ângelo Teixeira da Silva

Formação: Biólogo (UFV) e Mestre em Botânica (UFV)

Flávia Ramos Ferrari

Formação: Doutora em Botânica

Bióloga e especialista em educação pela Universidade Federal do Pampa, mestra e doutora em Botânica pela Universidade Federal do Pampa. Atuo nas áreas de interações mutualísticas entre solo, vegetação e influência biológica, ecologia e mapeamento de comunidades vegetais, com ênfase na vegetação Antártica, além do ensino de ciências de forma interdisciplinar.

Cecília Loren Silva

Formação: Mestre em Ecologia

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela UFV, com mestrado em Ecologia e doutorado em andamento em Botânica pela mesma instituição. Pesquiso Ecologia de Comunidades Vegetais, com foco em distúrbios ambientais e conservação de florestas tropicais, especialmente fragmentos da Mata Atlântica na Bacia do Rio Doce.

Daniela Schmitz

Formação: Doutora em Botânica

Bióloga (UNIPAMPA), mestre em Ciências Biológicas (UNIPAMPA) e Doutora em Botânica (UFV) com ênfase em Ecologia Vegetal. Meu principal interesse é avaliar como os fatores ambientais como o clima e o solo, moldam a estrutura das comunidades vegetais, principalmente na Antártica Marítima e também nos campos rupestres. Tenho experiência na elaboração e execução de projetos em ecologia de comunidades, taxonomia de briófitas, e suas relações com o ambiente.

Alisson Lopes Rodrigues

Formação: Engenheiro ambiental

Sou engenheiro ambiental, mestre e doutorando em Engenharia Agrícola (UFV), com atuação em projetos de pesquisa nas áreas de ciências agrárias e sanitárias. Tenho experiência em planejamento integrado dos recursos hídricos, manejo de pequenas e grandes bacias hidrográficas e monitoramento da qualidade da água de rios e reservatórios. Desenvolvo estudos sobre alternativas organizacionais para a gestão de recursos hídricos e possuo treinamento em processos de outorga e cobrança pelo uso da água, um dos instrumentos legais previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Também tenho formação em práticas de segurança de barragens para entidades fiscalizadoras, pagamento por serviços ambientais e recuperação de áreas degradadas com ênfase em sistemas agroflorestais (SAFs). Além disso, tenho experiência em pesquisas e trabalhos de campo, contribuindo para o desenvolvimento de soluções sustentáveis na gestão dos recursos hídricos.

Nayara Mota

Formação: Doutora em Ecologia

Bióloga (UnImontes), mestre em Botânica (UFV) e Doutora em Ecologia (UFV), tenho focado minhas pesquisas em Conservação da Flora, nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Ao longo dos últimos 14 anos tenho trabalhado consistentemente em prol da conservação da biodiversidade, atuando na pesquisa, no ensino e em projetos com a comunidade. Possuo experiência na elaboração e execução de projetos em Botânica e Ecologia, tendo desenvolvido habilidades em levantamentos botânicos, condução de experimentos, análises estatísticas, elaboração de protocolos de cultivo de espécies vegetais, escrita de relatórios, textos para mídia e trabalhos científicos.  

Gustavo Heringer

Doutor em botânica

Biólogo, mestre em Biologia Vegetal (UFMG) e doutor em Botânica com ênfase em ecologia vegetal (UFV). Meu principal interesse é compreender o papel de fatores antrópicos (p. ex., mudança no uso do solo, urbanização e mudança climática) no padrão de distribuição de espécies invasoras em diferentes escalas espaciais. Além disso, tenho experiência na elaboração e execução de projetos nas áreas de ecologia de comunidade, ecologia de paisagem, modelagem de distribuição de espécies, taxonomia e ecologia de pteridófitas e gestão ambiental.

Bruno Rodrigues Lima Madeira

Pós-graduado em Gestão de Pessoas

Formado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas pela PUC Minas. Grande experiência em gestão de pessoas, administrativa, financeira e de projetos, atua integrando conhecimentos estratégicos e operacionais para otimizar processos e desenvolver equipes.

Nathália Silva

Técnica em Agropecuária (IFES), bióloga e mestre em Botânica (UFV). Doutorado em Botânica em andamento (UFV). Experiência no desenvolvimento de projetos na área de ecologia funcional, com foco em processos e serviços ecossistêmicos de estoque de carbono, resiliência climática, restauração e conservação da biodiversidade de florestas tropicais, manguezais e campos rupestres.