







O banco de sementes do solo é um dos principais mecanismos que garantem a perpetuidade das florestas, mas como ele se comportará nos cenários projetados para o clima futuro?
💡 Essa foi a principal pergunta que inspirou um grupo de pesquisadores da UFES, UFV, INMA e ProBiodiversa Brasil a buscar essa resposta experimental inédita em uma floresta tropical sazonal. O artigo avaliou a germinação, os atributos ecológicos e os traços funcionais do banco de sementes do solo (SSB) em uma floresta sazonal na Mata Atlântica.
Todos os atributos ecológicos e traços funcionais avaliados diminuíram drasticamente na projeção futura com restrição hídrica, sendo essa restrição o principal componente que influenciou essa resposta. Adicionalmente, a riqueza e a abundância também foram afetadas negativamente pela escassez de água no cenário futuro, revelando uma baixa tolerância à seca prolongada projetada.
🚨 Os resultados revelam tragicamente que inclusive as áreas de proteção enfrentarão as consequências das mudanças climáticas globais e que precisamos, como sociedade humanas, de maneira ágil, rápida e em diversas frentes para mitigar, enfrentar e adaptarmo-nos às mudanças climáticas globais.
Veja mais detalhes nos cards da publicação.
Esse artigo teve a participação de Rodrigo Gomes Gorsani e Lhoraynne Pereira Gomes, integrantes da ProBiodiversa Brasil.
🔗 Acesse o artigo completo aqui https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/gcb.17494 ou no link da bio!
#climatechange#soilseedbank#tropicalforest#forestconservation#ecology#biodiversity#environmentalresearch#forestresilience#climateimpact#seedgermination#waterscarcity#futureforest#functionaltraits#ecologicalscience#regenerationpotential





