Manguezais do Recôncavo Baiano: Restauração do Carbono Azul Protagonizado por Comunidades Quilombolas

O projeto Manguezais do Recôncavo é uma iniciativa piloto de restauração participativa, desenvolvido em parceria com a RESEX Marinha Baía do Iguape e a comunidade quilombola de Engenho da Ponte, ele integra conhecimento científico, práticas ecológicas tradicionais e inovação social para oferecer soluções baseadas na natureza alinhadas às agendas de justiça climática e equidade de gênero.

Os objetivos centrais são enfrentar lacunas críticas de conhecimento técnico, estimativas de custos e a possibilidade de metodologias localmente adaptadas para a restauração efetiva de manguezais no Nordeste do Brasil, ao mesmo tempo em que capacita mulheres e jovens quilombolas para liderar esforços contínuos de restauração. Espera-se que esse processo gere oportunidades complementares de renda e agregue valor ao turismo de base comunitária (histórico-ecológico).

Para alcançar esses objetivos, o projeto implantará um viveiro de baixo custo para a propagação das três espécies nativas de mangue que ocorrem na região (Laguncularia racemosa, Avicennia schaueriana e Rhizophora mangle) e realizará a restauração experimental de três hectares. A restauração seguirá um modelo ajustado de estrutura florestal, com plantio total em áreas totalmente degradadas, ou abordagens de preenchimento de clareiras em locais onde a perda de dossel e o distúrbio sejam mais heterogêneos. As sementes e propágulos serão coletados ao redor e dentro da RESEX e cultivados no viveiro comunitário.

O projeto conta com apoio financeiro para sua implantação da Conservação Internacional do Brasil. As atividades do projeto são realizadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em Cruz das Almas e na cidade de Cachoeira, sob a coordenação da professora Dra. Alessandra Nasser Caiafa, e a gestão da associada Dra. Nathália Silva, com a participação de assistente técnica e estagiários vinculados ao Laboratório de Ecologia Vegetal e Restauração Ecológica (LEVRE).